26/10/2015

O que é Arteterapia?








A Arteterapia distingue-se como método de tratamento para o desenvolvimento pessoal por integrar no contexto terapeutico mediadores artísticos. A relação terapêutica particular, consiste na interação entre o sujeito, o objeto de arte (produto) e o terapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo terapêutico. A triáde sujeito-objeto-terapeuta facilitam a comunicação, a objetivação das relações, a reorganização dos objetos internos, a expressão emocional significativa, o aprofundar do conhecimento interno, liberta a capacidade de pensar e a criatividade (Sociedade Portuguesa de Arteterapia, 2015). 



Arteterapia é uma profissão assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de exploração de problemas e de potencialidades pessoais por meio da expressão verbal e não-verbal e do desenvolvimento de recursos físicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas (American Art Therapy Association, 2015)

Ainda que as formas visuais de expressão tenham sido básicas nas sociedades desde que existe história registrada, a Arteterapia surgiu como profissão na década de 30. A terapia por meio das expressões artísticas reconhece tanto os processos artísticos como as formas, os conteúdos e as associações, como reflexos de desenvolvimento, habilidades, personalidade, interesses e preocupações do sujeito. 

O uso da "livre expressão" como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a autopercepção e o desenvolvimento pessoal.

Segundo Vasconcellos e Giglio (2007) a arteterapia, vem sendo considerada uma modalidade terapêutica com características próprias, abarcando em si algumas distinções técnicas e conceituais, diferenciando-se através de duas linhas de atuação: arte como terapia (art as therapy) e arte psicoterapia (art psychotherapy). 

Arte como terapia,  o foco principal da terapia está no processo artístico, considerando suas propriedades curativas. Arte psicoterapia, os recursos artísticos são utilizados amplamente durante o processo terapêutico, acrescentando a via imagética e pictórica na comunicação entre paciente e psicoterapeuta (nesse caso, com a utilização de técnicas de artes plásticas). Nessa segunda linha de atuação, o fazer arte ocorre dentro de um enquadre psicoterapêutico específico, seguindo princípios, técnica, embasamento teórico e objetivos que visam fundamentalmente o desenvolvimento emocional do indivíduo, repercutindo na ampliação de potencialidades criativas" (Andrade, 2000 citado por Vasconcellos e Giglio, 2007).


Referências:

VASCONCELLOS, Erika Antunes  and  GIGLIO, Joel Sales. Introdução da arte na psicoterapia: enfoque clínico e hospitalar. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2007, vol.24, n.3 

American Art Therapy Association

Sociedade Portuguesa de Arteterapia


Você também poderá gostar de:













Arteterapia Sob a Perspectiva Junguiana







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Sinta-se livre para escrever o que sentiu ao ler a postagem. Abraços!